Motor VW1.8 flex
Ubicado en el nicho de mercado del Wrangler, el Troller, o los 4x4 de base corta con reductora y altas prestaciones Off Road:




Valor estimado 78mil Reales
Caja Eaton FS2405D (5 marchas)
Reductora BorgWarner
Diferenciales Dana 44.3 con bloqueo trasero
Suspensión independiente en las 4 ruedas 200mm de recorrido
Discos en las 4 ruedas
Neumaticos 255/75/15 u opcional 265/75/16
Despeje: 230mm
Carrocería en material compuesto, plasticos de ingeniería.
Nota en portugués (http://www.webmotors.com.br):
Depois que a Troller descobriu que a melhor maneira de criar uma indústria brasileira de automóveis era atacar em nichos com pouca concorrência, como o de jipes, a trilha aberta por ela deu origem a novas iniciativas, como a da Tecnologia Automotiva Catarinense S.A, ou TAC, empresa que, a julgar pelo projeto que apresentou no Salão do Automóvel, deve se tornar conhecida do público em breve. E o responsável será o jipinho Stark.
Além de ter desenho ousado e agradável, o novo jipe deve agradar por outras características, como a suspensão independente nas quatro rodas, tração nas quatro rodas, marcha reduzida e a leveza (1.300 kg, contra 1.850 do Troller T4, por exemplo). O preço, outro fator fundamental, ainda não foi divulgado, mas, como o lançamento do carro será só no segundo semestre de 2007, é bem capaz de a empresa conseguir levá-lo a um patamar bastante competitivo.
Outro fator que a empresa alardeia como vantagem, o motor 1,8-litro de origem Volkswagen, com tecnologia flexível em combustível, pode ser um pênalti. Isso porque, tendo marcha reduzida, o jipe estaria habilitado a trafegar com motor a diesel, desejado por donos de jipe e outros motoristas por ser mais econômico e forte que motores a gasolina ou a álcool. Se esse motor transformar o Stark em uma opção mais em conta no segmento, a exemplo do que a GM está tentando fazer com o Chevrolet Tracker, equipando-o com motor 2-litros a gasolina, a estratégia demonstrará acerto.
Para um veículo de proposta fora-de-estrada, ainda mais nacional, o Stark se revela, pela descrição fornecida pela fabricante, um modelo sofisticado. Ele virá com discos de freio nas quatro rodas, quatro lugares individuais, bancos de couro, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas e rodas de liga-leve.
Segundo a TAC, o jipinho tem distribuição de peso igual entre os eixos, ou seja, 50% dele sobre o eixo dianteiro e 50% sobre o eixo traseiro, o que amplia a capacidade de tração do veículo e seu equilíbrio dinâmico.
Em termos de desempenho, o Stark chega a 159 km/h de máxima. Em se tratando de um utilitário, de todo modo, esse é um dado praticamente irrelevante, ainda mais considerando que, nas trilhas, velocidade é o que menos importa. Nas estradas, com limite máximo de 120 km/h, muito menos. É no torque que reside o pulo do gato e, neste caso, teremos de esperar por mais informações e pela avaliação do modelo para dizer se ele atende ou não às expectativas.